5 reparos do dia a dia: faça você mesmo

Se você gosta de praticidade e economia, há coisas que você mesmo consegue fazer sozinho. Às vezes, nós mesmos podemos colocar as mãos à obra (ou no conserto). Quem sabe trocar uma torneira que está com vazamento, pintar o quarto, tirar os mofos do banheiro? São atividades que podem demandar um pouquinho de tempo, mas nada que você não consiga resolver sozinho ou com a sua família

É interessante fazer uma lista de todos os reparos que sua casa precisa. A partir disso, pontue as coisas mais simples que você consegue fazer e… mãos à obra

Importante: se a obra ou reparo for algo muito complexo, sugerimos que você busque um profissional especializado para te ajudar.

Dica da dica: Verifique se você tem as ferramentas necessárias em casa. Caso contrário, passe na Rede Construir mais próxima da sua casa.

Com as ferramentas em mãos, vamos às dicas:

1. Torneira com vazamento:

Se a sua torneira está pingando incansavelmente, é possível consertar facilmente.

Para resolver é simples: feche o registro de água da sua casa.

Depois, solte a tampa superior da torneira com um alicate e retire o parafuso interno com uma chave de fenda.

Agora, solte a parte superior da torneira usando uma chave inglesa, tirar o pino central e substituir o vedante por um novo.

Prontinho! O pinga-pinga terminou! Agora é só montar a torneira de novo e abrir o registro de água!

2. Pequenos buracos na parede

Se em algum momento você colocou um quadro na parede, colocou o suporte da TV, e depois tirou e ficou os buraquinhos de prego e/ou parafusos, isso tem conserto e é muito simples!

Para acabar com pequenos buracos na parede é só passar massa corrida sobre eles. Depois que secar, basta lixar a parede até ficar lisa e pronta para receber uma pintura nova!

Importante: este conserto se aplica somente em pequenos buracos originados por furos de parafusos e pregos, caso você precise lidar com rachaduras, procure um especialista para analisar a estrutura do ambiente.

3. Cores novas para a parede

Cansado de olhar para aquela parede que se tornou sem graça?

Talvez você tenha enjoado ou as paredes ficaram sujas, mas dá pra resolver isso facilmente passando as melhores cores nessas paredes!

Escolha uma tinta de acordo com o ambiente: interno, externo ou úmida. E defina a cor da sua preferência.

Passe uma lixa na parede para confirmar que ela está lisa e limpe o pó com um pano.

Forre o chão com jornal, cubra os móveis com panos e coloque fita crepe em locais que você não quer que tenha tinta: como vidros, rodapés e batentes.

Somente depois de você fazer todo esse processo é que a parede está pronta para a pintura. Use o rolo para a maior parte da parede e pincel para fazer os retoques.

Importante: deixe a tinta secar por quatro horas entre uma demão e outra.

4. Colocar papel de parede

Outra forma simples de mudar bastante o visual de um ambiente é colocar um papel de parede.

Se você está considerando aplicar papel de parede em algum cômodo, tire as medidas do local onde você vai fazer a aplicação e compre o material e a estampa preferida em sites de lojas especializadas.

Antes de fazer a aplicação do papel especializado, tenha certeza de que a parede está reta e seca. Use o material indicado pelo fabricante para a aplicação: pode ser cola em pó ou em gel, dependendo do tipo de papel de parede escolhido.

5. Pia entupida

Ninguém merece ter uma pia entupida e cheia de louça suja. Não se preocupe, há formas simples e caseiras para você testar antes de chamar um encanador.

Primeiro, tente encher a pia com água e usar um desentupidor, desses que se compra em mercado ou lojas de material de construção.

Se não deu certo, prepare uma solução caseira formada por uma xícara de sal, uma xícara de bicarbonato de sódio e água fervente. Misture tudo e jogue no ralo entupido.

Prontinho!

Se precisar de qualquer coisa para seus reparos, ferramentas ou tintas (e muito mais), você pode visitar a Rede Construir mais próxima de você que os melhores vendedores e especialistas terão o prazer em ajudá-lo.

Rolar para o topo